Faça uma viagem cativante ao reino da arte da cerâmica numa entrevista com Kirsten Voortman, a talentosa criadora do Studio K em Lisboa.
Explore a elegância e o trabalho artesanal meticuloso da porcelana Kiki. Descubra a mistura perfeita de tradição e modernidade, uma vez que cada peça única incorpora a sua visão artística.
Quando é que decidiu seguir uma carreira na cerâmica e como é que aprendeu a fazê-lo?
Quando me mudei de Amesterdão para Lisboa, há cerca de 8 anos, fazia ilustrações e trabalhava como designer têxtil. A cerâmica sempre me intrigou, mas na minha escola de artes não tive coragem de entrar no departamento de cerâmica, que era bastante fechado. Assim, quando andava a explorar Lisboa a pé para conhecer a cidade e todas as suas cerâmicas, deparei-me com um atelier onde se ensinava cerâmica…. E eu aproveitei a oportunidade!
Depois disso, explorei muito, nos últimos 7 anos, diferentes argilas, diferentes aulas/workshops, mas não consegui encontrar o “meu” material nem a “minha” técnica…. Até que entrei em contacto com o slipcasting em porcelana!
A porcelana não é fácil de trabalhar, é uma argila sem elasticidade (como o pão sem glúten, seca depressa e, por isso, também se parte depressa!) Mas, depois de ter ido ao forno duas vezes, é mais forte do que qualquer outra cerâmica, pelo que se podem fazer peças muito finas e translúcidas, e também tem um acabamento aveludado muito suave quando não é vidrada. Depois fiz um estágio na Holanda num conhecido atelier de porcelana (para aprender tudo o que há para saber sobre porcelana) e depois abri o meu primeiro atelier aqui em Lisboa!
Qual foi a inspiração por detrás da taça para velas Next Memory?
Quando Dennis e Patrick vieram ao meu estúdio para falar sobre as suas ideias, todos concordámos que a forma da chávena tinha de ser muito simples e simultaneamente bonita e prática. Tinham uma visão: tinha de ser uma chávena que pudesse durar muitos anos, por isso tinha de ser intemporal e versátil. Quando a vela estiver toda queimada, fica-se com uma bela chávena de porcelana que ainda se pode usar. Além disso, já sabíamos que haveria edições especiais do copo de velas, por isso, para não desviar a atenção da decoração, o design tinha de ser simples.
Fiz as primeiras 200 peças, todas em branco, e depois fiz as edições especiais (que adorei fazer, eram todas lindas e divertidas de fazer!)
A chávena original era um pouco diferente da versão atual, foram feitas algumas alterações para tornar a chávena mais estável e também é agora moldada muito mais fina, pelo que as chávenas são agora translúcidas. Já não as produzo, uma vez que as chávenas de velas tiveram tanto sucesso que já não consegui produzir essas quantidades sozinho!
Onde podemos comprar as suas criações?
No meu atelier no Pateo Alfacinha e online em www.studio-k.pt
Também em Lisboa, no ICON (Chiado)
Atualmente, estamos a trabalhar para conseguir mais pontos de venda, na Europa e em Portugal. Os clientes também podem contactar-me e visitar o meu atelier se tiverem desejos específicos, faço peças personalizadas.
Qual é o impacto de Lisboa e de Portugal no seu trabalho?
Gosto muito de Lisboa e das suas cores, especialmente das cores das casas, banhadas pelo sol e, por isso, um pouco desbotadas por ele. Gosto de trabalhar com cores no meu trabalho, mas elas têm de ser específicas… Gosto de lhes chamar pastéis “sujos”, não demasiado brilhantes (um pouco desbotados também, como as casas de Lisboa). A combinação de cores no meu novo trabalho, a minha coleção de candeeiros, reflecte novamente as cores de Lisboa, adoro fazer combinações de cores que não são óbvias.
Para mim, estrangeira em Portugal, todas as loiças/cerâmicas antigas portuguesas são lindas, desde Bordalo a simples pratos que encontro nas feiras. Inspiro-me nelas e gosto de as combinar com as minhas próprias peças de porcelana.

Próxima memória: Alimentar a criatividade local
Na Next Memory, não somos apenas uma marca; somos uma comunidade de artistas e designers.
Acreditamos no poder da colaboração e é por isso que apoiamos orgulhosamente os talentos locais.
Juntos, não estamos apenas a criar produtos, mas a tecer histórias que celebram o nosso vibrante ecossistema criativo. Junte-se a nós nesta viagem inspiradora.